Ronco ou apnéia do sono?
Afinal, o que é Ronco ou Apneia do sono?
O ronco é a vibração de estruturas presentes no trato respiratório. Em outras palavras, há tremores nas paredes do caminho comunicante entre boca e o nariz até a região pulmonar.
Quando tais movimentos ocorrem de maneira exagerada, temos a manifestação de sons (como um saxofone) que dependem da quantidade de material envolvido e da força com que o ar é expelido dos pulmões.
Apesar de ser comum, é um forte indicativo de uma doença instalada que tende a piorar com o passar dos anos. Infelizmente, essa doença não poupa idades e pode acometer crianças e adultos.
Apnéia do sono ou hipoapneia do sono é a parada respiratória durante o sono. Isto é, devido a alguns fatores, o corpo “esquece” de respirar e fica alguns segundos sem o movimento total ou parcial da respiração. A depender da quantidade e sintomas- deve ser tratada o mais rápido possível já que aumenta risco de infarto, derrame cerebral e sonolência excessiva.
Fatores de risco para ronco ou apneia do sono:
Hipertrofia de amigdala(tonsilas palatinas)
Hipertrofia adenoideana(tonsila faríngea)
Rinite descontrolada
Sinusite aguda ou crônica
Desvio de septo
Úvula prolongada
Obesidade ou sobrepeso
Uso de bebidas alcoólicas ou drogas relaxantes(diazepam)
Como diagnosticar ou suspeitar de apnéia do sono ou ronco?
Tal doença pode ser detectada por alguma testemunha que presencia o ato-fato comum de conflito pessoal. Dificilmente, as pessoas doentes possuem o autoconhecimento de sua manifestação, mas podem notar sinais indiretos de sua presença:
Dormir de boca aberta
Ressecamento das vias áreas ao dormir
Faringoalgia(dor de garganta não infecciosa)
Sialorréia (babar em excesso durante o sono)
Protrusão de língua (lingua para fora da boca)
Desalinhamento de dentes
Má oclusão da mandíbula(mordida torta)
Sono agitado e não reparador
Enurese noturna(urinar em cama)
Falta de ar ao dormir.
O diagnóstico ocorre por consulta com um otorrinolaringologista, o qual examina tais detalhes com exames presenciais e complementares(nasofibrolaringoscopia, polissonografia, tomografia, ressonância magnética).
Se não tratado corretamente, é sabido cientificamente que eleva mortalidade dos pacientes por meio de infartos cardíacos e acidentes vasculares cerebrais(AVC).
Caso haja mais dúvidas, entre em contato para agendar consulta.