Desvio de septo: o que é?
Desvio de septo é a dobradura de uma cartilagem respiratória que tem a função básica de separar as duas fossas nasais: caminhos por onde o ar se aquece e é filtrado em um processo complexo de turbilhonamento entre os cornetos.
Idealmente, tal estrutura deve ser reta e dividir o espaço nasal em 2 partes, no entanto pode se dobrar e apresentar obstruções nasais (nariz entupido ou nariz trancado) que podem afetar o cotidiano de cada pessoa, às vezes sem perceber.
Causas para desvio de septo
Geralmente é causado por traumas nasais(fraturas), má formações de nascença ou crescimento exagerado do corpo humano na fase juvenil.
Sintomas relacionados
Sintomas mais comuns são a obstrução nasal persistente, respiração oral continua com roncos, perda de olfato e de paladar e a tortuosidade nasal(laterorrinia).
Como fazer diagnóstico para desvio septal?
Desvio de septo é descoberto durante a consulta por meio de exame visual direto e indireto.
Pode-se usar demais métodos de imagem para avaliar extensão da doença e sua relação de causa com outras disfunções nasais comuns:
Quais os tratamentos possiveis?
Tratamentos medicamentosos com soro nasal é o padrão ouro (medida mais acertada com bom ganho benefício aos pacientes).
No entanto, em alguns raros casos, há falhas de resposta nessa conduta. Isso permite prosseguir para a próxima fase que pode ser cirúrgica- desde que o paciente não apresenta contra-indicações e concorde com o ato. Assim, temos as seguintes opções cirúrgicas :