Você sabia que alguns alimentos podem intensificar os sintomas relacionados à rinite, como espirros, coriza ou congestão nasal?
Existem algumas classes de alimentos que possuem uma correlação com os sintomas da rinite. Porém, vale salientar que o grau de sensibilidade e a reação é pessoal, ou seja, varia entre cada indivíduo.
Alguns desses alimentos são:
Trigo e cereais – Um dos componentes do trigo, o glúten, aumenta a produção de muco. Alimentos derivados de farinha de trigo, milho, aveia, centeio e cevada podem conter partículas que, quando inaladas, causam ou intensificam os sintomas da rinite ou da asma.
Derivados do leite – O leite é rico em proteínas que conseguem atravessar a mucosa intestinal, causando um desequilíbrio intestinal e aumentando assim a formação de muco. Isso pode intensificar os sintomas respiratórios.
Álcool – Bebidas alcoólicas também aumentam a produção de muco, além disso provocam vasodilatação. Essa combinação piora sintomas como a coriza e a obstrução das vias aéreas.
No geral, o segredo para viver com a rinite está nas pequenas mudanças em sua vida. Não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso e manter peso adequado são algumas das muitas formas que existem para manter uma vida mais saudável. Além de, claro, praticar atividades físicas e se alimentar bem!
Agora me conta: você já sabia disso?
Não deixe de compartilhar esse post com um amigo que sofre de rinite!