Rinite: de que se trata?
Rinite é uma forma de defesa contra um fator externo agressivo (vírus, pó, pêlo, ácaros, bactérias, gases nocivos, poluições etc) e tem o objetivo de impedir danos irreversíveis à parte respiratória humana.
Quais os principais sintomas?
O problema ocorre no exagero deste mecanismo e comprometimento de um respirar confortável. O incômodo pode ser intenso a ponto causar os seguintes sintomas:
obstrução (obstrucao, tampado) de uma narina ou ambas
Coriza (nariz escorrendo, catarro nasal)
Prurido(coceira)
Espirros
Tosse prolongada
Anosmia (perda de cheiros)
Diminuição do cheiro(hiposmia)
Exagero de cheiros ruins ou podres(cacosmia)
Diminuição no paladar(disgeusia) ou perda de paladar
Mal hálito
Sinusites
Como diagnosticar rinite?
O correto diagnóstico depende de uma boa e detalhada consulta associada à analise visual do nariz (rinoscopia direta ou indireta com nasofibrolaringoscopia ou endoscopia nasal) e exames complementares (imagem e sangue)
Como cuidar?
Com a causa estabelecida, pode-se tratar a doença com medicamentos específicos e lavagem nasal. Há a possibilidade de antibióticos se há complicação associada à rinite como:
polipose nasal
cistos nasais infectados
Existe cirurgia para rinite?
Em casos refratários, isto é, de intensidade intensa gravidade e sem sucesso terapêutico prévio comprovado, há indicação de algumas cirurgias para reverter a disfunção nasal. Lembrando que o tipo de cirurgia vai depender do resultado conjunto da investigação prévia.