Sinusite: o que é?
A inflamação dos seios paranasais ao redor do nariz é denominada sinusite.
Os seios(regiões de acúmulo de secreção) estão situados na fronte(testa), maxila(bochechas) e dentro do nariz.
Quando comprometidos, caracteriza-se por incomodo na região (dor, pressão, calor local, inchaço) e obstrução nasal com saída (ou não) de secreção espessa e geralmente fétida.
Tipo de sinusite
Basicamente, divide-se em 2 tipos:
Sinusite aguda:
Sintomas, acima descritos, se manifestam com menos de 2 semanas de duração. A febre não é obrigatória, mas geralmente está presente dentro de seu quadro.
Sinusite crônica:
Os sintomas se arrastam por mais de 2 semanas e, se não tratados corretamente, exigem procedimentos cirúrgicos para sua total resolução.
Causas
Infecções virais ou bacterianas são as principais razões para sua manifestação. Podem ocorrer pelo contato com outras pessoas infectadas por gotículas contidas em espirros e tosse.
Podem também ocorrer por infecções fúngicas (mais raras) após uso prolongado de antibióticos, quedas de imunidades (imunoterapia, quimioterapia, infecções por HIV, corticoideterapia).
Doenças reumáticas também podem gerar sinusites e, às vezes, podem ser mais graves que as bacterianas.
Diagnóstico
Exames de sangue, nasofibrolaringoscopia, tomografia computadorizada ou ressonância podem ser usados para checar a causa, mas sua acurácia depende exclusivamente de uma boa consulta com seu médico otorrinolaringologista.
Tratamento de sinusite
Existe remédio caseiro para sinusite?
Fazer uso de lavagem nasal com soro fisiológico ou água fervida diluída com a quantidade correta de sais pode ajudar a aliviar os sintomas.
Em casos virais, a sinusite tende a passar sem necessidade de antibióticos ou demais medicações.
Nos demais casos, não há remédios caseiros contra os germes-sendo necessário o uso de medicações específicas prescritas pelo médico.
Tais remédios dependem dos sintomas e de doenças existentes no paciente. É possível tratar com uso de corticoides, antibióticos e a suspensão de medicamentos descongestionantes nasais
Inclusive, em casos mais complicados, cirurgias para retirada física dessa infecção podem ser cogitadas pelo